Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

São Vicente tem programação especial para a Semana do Soldado Constitucionalista de 1932

Dias dedicados à memória daqueles que lutaram e deram a vida pela nação. Este é o objetivo da “Semana do Soldado Constitucionalista de 1932”, evento organizado pela Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e pela Associação Cívica, Cultura e Histórica dos Capacetes de Aço de São Vicente. A programação começa nesta sexta (5) e vai até a próxima terça-feira (9), feriado estadual em alusão à Revolução Constitucionalista.
           
No primeiro dia, às 20h, haverá a solenidade de abertura da Semana, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro).
           
Já na segunda-feira (8), às 9h, na Praça Vinte e Dois de Janeiro, haverá uma homenagem ao herói vicentino Pérsio de Souza Queiroz Filho, morto no combate em 32. Às 11h, junto ao Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado no Cemitério Municipal (Largo da Saudade, 100 – Parque Bitaru), acontece a homenagem ao Soldado Herói.
           
Na terça-feira (9), às 10h, na Praça Heróis de 32 (esquina das ruas João Ramalho com Amadeu Bueno da Ribeira – Gonzaguinha), haverá solenidade Cívico Militar, com apresentação da tropa militar; desfile; hasteamento das bandeiras do Brasil, São Paulo e de São Vicente; colocação de flores no monumento dedicado aos Heróis de 32 e a entrega da medalha “Pérsio de Souza Queiroz Filho” a seis homenageados:
- Tenente Coronel de Artilharia Carlos Henrique Martins Rocha; comandante do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro;
- Tenente Coronel Aviador Francisco José Formaggio, comandante da Base Aérea de Santos;
- Tenente de Infantaria Carlos dos Santos Menezes Filho, do 2º Batalhão de Infantaria Leve;
- 2º Sargento PM Elvis Fabiano Rodrigues, do 39º Batalhão da Polícia Militar
- Deputada Federal Rosana Valle
- Centro Cultural Português
           
Para o secretario de Cultura, Fábio Lopez, a data é importantíssima para preservação da história. “São Vicente sempre torna viva as memórias destes combatentes e deste importante movimento. Foi um marco fundamental para a elaboração de uma nova Constituição”.

Interdições – Por conta da cerimônia do dia 9, as vias de acesso à orla do Gonzaguinha ficarão interditadas durante o evento. A alternativa para os motoristas é a Avenida Presidente Wilson. Para quem vem de Praia Grande pela Ponte Pênsil, a melhor opção é acessar a Rua Padre Anchieta.


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos

Jornal do Comércio Vicentino - Março/2019

Jornal do Comércio Vicentino - Março/2019

PARCEIROS