A certificação digital é a tecnologia que, por meio da criptografia de dados, garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às informações eletrônicas. Trata-se de um documento digital utilizado para identificar pessoas e empresas no mundo virtual. Com o certificado digital é possível fazer transações, que antes seriam feitas presencialmente, de forma remota. Isso garante mais agilidade e ganho de tempo para sua empresa.
Para que serve o Certificado Digital?
O Certificado Digital pode ser utilizado para a autenticação em sistemas e sites, enviar, acompanhar e retificar a declaração do imposto de renda, assinar documentos, entre muitas outras possibilidades. Ou seja, ele viabiliza a realização de procedimentos e operações virtuais sem a necessidade de deslocamento e burocracia no processo. Isso concede maior segurança, custo reduzido e confiabilidade.
“Por garantir a identidade do titular no meio eletrônico, ou seja, por ser seguro, o certificado é amplamente requisitado para transações relacionadas ao governo. Mas a tecnologia é muito mais que um instrumento para cumprir obrigações”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de relações institucionais da Certisign.
Como utilizar o Certificado Digital?
- assinar e enviar documentos pela internet, por meio da Assinatura Digital;
- fazer transações bancárias;
- enviar as declarações da sua empresa, como ECF de pessoa jurídica;
- fazer login em ambientes seguros;
- assinar NF-e, escriturações contábeis e fiscais;
- acessar os serviços do CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais);
- fiscalizar e registrar os serviços de transporte de carga entre duas empresas;
- acessar o Portal da Receita Federal e-CAC;
- habilitar a e-CNH em seu celular;
- participar de leilões eletrônicos;
- criar procurações eletrônicas.