NOTÍCIAS

Sebrae dá orientações sobre empréstimo e financiamento aos segmentos mais afetados pela crise

29/07/2020

O Sebrae, com a intenção de ajudar os empresários na gerência de suas finanças, disponibilizou em sua plataforma online, orientações sobre empréstimo e financiamento. Os assuntos em pauta são um dos que mais despertam dúvidas nos empreendedores, principalmente durante este período de crise.

Sobre empréstimo e financiamento

Para saber se é hora de pegar um empréstimo/ financiamento é necessário ficar atento às medidas anunciadas pelo governo federal e pelos bancos e instituições financeiras. É importante sempre fazer uma análise prévia de corte de custos e despesas, projetando os impactos da queda de fluxo de caixa.

Se for adquirir um empréstimo, consulte sua instituição financeira para negociar o que será oferecido e pesquise em outros bancos linhas de crédito em condições especiais, com menores taxas e prazos de pagamento e carência.

Faça um empréstimo suficiente para manter os custos operacionais mínimos durante a crise (de 3 a 6 meses)

A diferença

O empréstimo é o crédito para utilização em despesas operacionais de curto prazo do negócio (como por exemplo, capital de giro).

O financiamento é o crédito para investimento fixo (como por exemplo, compra de maquinário).

A escolha entre eles depende da classificação da necessidade da empresa e finalidade de uso do recurso.

Devo demitir meus funcionários ou pegar empréstimo para pagar a folha de pagamento?

A demissão pode reduzir custos no futuro, mas aumenta custos no presente (multa do FGTS, férias e 13º proporcional), por isso, é interessante analisar a possibilidade de reduzir outros custos tentando manter os colaboradores. Analise, também, as medidas do Governo que mencionam crédito para este fim, com carência de seis ou mais meses. Ao final, se não conseguir custear a folha de pagamento, busque crédito com melhores taxas de juros, prazos de carência (início de pagamento) e maior prazo total da operação.

palavras-chave:  SebraeEmpreendedorDúvidasFinanciamentoCréditoEmpréstimo



Ícone de envelope

Fique por dentro das novidades. Preencha o formulário abaixo e receba nossa newsletter.

PUBLICIDADES